VOLTAR

Blog Alkimia

08 Jul2013

O que devo perguntar à gráfica antes de enviar um projeto?

08/07/2013 às 13:18

1.  Qual o tipo de impressão e quantidades?
Pergunte qual o tipo de impressão se enquadra melhor ao seu projeto, a quantidade também é muito importante, pois ela determina se o projeto será impressão digital ou litografada.

2. Qual o tipo do papel?
Saber o tipo do papel ou fornecer informações precisas do seu projeto como acabamento, pode ajudar a gráfica a indicar o melhor tipo de papel e também o custo beneficio ao cliente.

3. Qual a medida ou tamanho ideal?
Normalmente medidas fora do padrão no projeto acabam aumentando o custo às vezes diminuir em milímetros o seu projeto pode poupar em custos adicionais que de repente podem ser investidos em uma cor metalizada ou um acabamento com verniz e laminação fosca.

4. Posso adicionar dobras e corte especial?
Verifique a possibilidade em adicionar dobra ou corte especial ao seu projeto, na maioria das gráficas isso é possível mais passível de erros, então certifique se o arquivo está correto e deixe claro como você quer o seu projeto final.

5. Depois de enviar o projeto, posso ligar para a gráfica?
Sim! Tenha dialogo com a gráfica regularmente, verifique se esta tudo correto em relação ao arquivo e se houver algum problema a gráfica também entrará em contato com você.

6. Preciso mandar o projeto com sangria?
A resposta sempre será afirmativa exceto para os projetos que contem borda branca, verifique com a gráfica qual o tamanho da sangria que nada mais é uma parte da imagem que fica a mais para o corte do projeto, entre 3 mm a 5 mm costuma ser o suficiente para sangria.

7. Posso adicionar cor especial ao projeto?
Cores especiais ficam atrativas ao final do projeto e essas cores são chamadas de PANTONE, verifique com a gráfica se ela detectou a cor especial no arquivo ou envie no arquivo ou até por e-mail a numeração correta ou nome da tinta especial a ser impressa no projeto.

8.  Posso ver uma prova de cor?
Na impressão do projeto tudo pode acontecer desde uma pequena variação até diferenças bizarras de cores o ideal é acompanhar uma prova, mesmo que seja em arquivo PDF ou solicitar uma prova de cor para que a gráfica possa acompanhar e obter um resultado satisfatório no final da impressão, já que acompanhar a impressão no parque gráfico não é muito recomendável.

9. Prazo e Entrega?
Verifique com a gráfica o prazo de entrega e se ela pode fazer a entrega do projeto no seu endereço, assim é uma forma mais fácil de programar e não sofrer com certos aborrecimentos.